Planejando um backup bem sucedido

O primeiro passo é decidir o que você deseja fazer backup:

Defina quais dados são importantes
Selecione quais dados específicos que são importantes para você;

Se não conseguir definir, escolha fazer backup de tudo
Muitas soluções de backup são configuradas por padrão para usar a primeira abordagem e fazer backup apenas das pastas mais usadas. Se você não tiver certeza do que fazer backup ou quiser ser mais cuidadoso, considere fazer backup de tudo.

Freqüência
Decida com que frequência fazer backup dos dados. Programas de backup integrados, como o Time Machine da Apple ou o Backup e Restauração do Windows, permitem que você crie uma programação automática de “definir e esquecer”. As opções comuns de agendamento incluem por hora, diariamente e semanalmente.
Outras soluções podem oferecer “proteção contínua” na qual os arquivos são imediatamente armazenados em backup conforme são editados ou salvos. No mínimo, recomendamos backups diários automatizados de arquivos essenciais.

Como fazer o backup
Por fim, decida como você fará o backup.
Existem duas maneiras: backups locais ou baseados em nuvem.
Os backups locais
Dependem de dispositivos que você controla fisicamente, como unidades USB externas ou dispositivos acessíveis pela rede. A vantagem dos backups locais é que eles permitem que você faça backup e recupere rapidamente grandes quantidades de dados.
A desvantagem é que, se você for infectado por malware, é possível que a infecção se espalhe para seus backups. Além disso, se ocorrer um desastre, como incêndio ou roubo, poderá perder seus backups e seu computador.
Se você usar dispositivos externos para backups, armazene uma cópia externa em um local seguro e certifique-se de que seus backups estejam etiquetados corretamente. Para segurança adicional, considere criptografar seus backups.

Soluções baseadas em nuvem
São serviços online que fazem backup e armazenam seus arquivos na internet. Normalmente, você instala um aplicativo em seu computador. O aplicativo faz o backup automático de seus arquivos em uma programação definida ou conforme você os altera ou salva. Algumas vantagens das soluções em nuvem são sua simplicidade, automação de backups e acesso a arquivos de praticamente qualquer lugar.
Além disso, como seus dados residem na nuvem, os desastres domésticos, como incêndio ou roubo, não
afetarão seu backup. A principal desvantagem é a largura de banda que consome. Sua capacidade de fazer
backup e restaurar depende de quantos dados você está fazendo backup e da velocidade da sua rede.
Não tem certeza se deseja usar backups locais ou baseados em nuvem? Para estar mais seguro use ambos.
Com dispositivos móveis, a maioria dos seus dados, como e-mails, sms ou fotos que você tira, são armazenados automaticamente na nuvem. No entanto, suas configurações de aplicativos móveis, preferências de sistema e outros arquivos podem não ser armazenados na nuvem. Ao fazer o backup automático do seu dispositivo móvel, você não só preserva essas informações, mas também é mais fácil transferir seus dados ao atualizar para um novo dispositivo.

Tags: