05 passos para criar uma senha segura
01 – Use frases longas
Uma senha é uma longa sequência de palavras muitas vezes aleatórias. As senhas costumam ser mais seguras do que as senhas, mas geralmente são mais fáceis de lembrar. Por exemplo: “pôr-do-sol-praia-areia” usa palavras e um traço para separar cada palavra e levaria 2 bilhões de anos para ser desvendado, de acordo com Security.org.
02 – Use um gerenciador de senhas
Como criar e lembrar várias senhas complexas e longas por conta própria é impossível, um gerenciador de senhas é sua melhor aposta. Ao usar um gerenciador de senhas para você ou dentro de sua organização, você pode gerar, armazenar e aplicar senhas fortes para sites e contas online.
03 – Use uma senha mestra forte
Se você adotar um gerenciador de senhas, você desejará proteger suas senhas armazenadas da maneira mais eficaz possível. A maneira de fazer isso é através de uma senha mestra forte. Crie uma senha ou frase secreta complexa e longa que você possa lembrar. Teste suas senhas . Para avaliar a força de uma senha em potencial, insira-a em um site como password kaspersky. O site informará quanto tempo levaria para quebrar essa senha.
04 – Use o MFA (Autenticação Multi-fator)
A autenticação multi-fator é um método de autenticação eletrônica no qual um usuário recebe acesso a um site ou aplicativo somente após apresentar com sucesso duas ou mais evidências a um mecanismo de autenticação: conhecimento, posse e inerência.
05 – Troque suas senhas regularmente
Se você não fizer o uso do MFA, troque suas senhas com regularidades. Na velocidade que uma senha pode ser descoberta, usar a mesma senha por meses pode ser arriscado. Embora não seja um fator de segurança garantido, trocar senhas em um curto espaço de 60 dias pode ser importante quando não e possível obter meios mais seguros.