descobrindo seu proposito de vida usando a filosofia Ikigai

O que é a filosofia Ikigai?

O conceito de ikigai é a evolução dos princípios básicos de bem-estar e de saúde da medicina tradicional japonesa. Consiste na sensação de realização pessoal que sentimos ao realizarmos tarefas de que gostamos. Uma vez que esta medicina defende a relação direta entre a saúde e o bem-estar emocional, esse é o objetivo principal do conceito.
Apesar de o significado ter sofrido algumas alterações ao longo do tempo, ikigai é frequentemente associado à busca pessoal de um propósito de vida.

Basicamente, a Mandala Ikigai é composta por 4 círculos convergentes com seguintes quatro elementos principais:

  • Paixão – O que você ama? O que você faria se não precisasse se preocupar em ganhar dinheiro? Que aspectos da sua vida o trazem para o seu coração e o fazem reviver?
  • Missão – O que o mundo precisa? Que problemas em sua sociedade você gostaria de ajudar a resolver? Que questões em sua comunidade ou no mundo afetam você emocionalmente?
  • Vocação – No que você é bom? Quais habilidades únicas você possui naturalmente? Que talentos você se destaca sem esforços? 
  • Profissão – Pelo que você pode ser pago? Que serviço, valor ou oferta você oferece, ou poderia oferecer, que agregue valor real aos outros? Algo que as pessoas precisam e estão felizes em pagar ou compartilhar algum valor em troca?

É dito que todos possuem um ikigai e que cabe a cada um de nós encontrá-lo. Afinal, qual é o cruzamento daquilo pelo qual sentimos paixão, combinado com o nosso talento potencial social

O diagrama abaixo com dimensões pessoais e sociais é o ponto de partida para fazer essa descoberta.

Como encontrar o nosso Ikigai?

Aquilo que gosta.

Esta esfera inclui o que fazemos e experienciamos na vida. Aquilo que nos traz prazer e felicidade, que nos faz sentir concretizados. Aquilo que amamos poderá ser escrever, tocar um instrumento, fazer teatro, passar tempo com amigos, ver filmes, etc..

Aquilo em que é habilidoso

Nesta secção está incluído tudo aquilo em que é particularmente bom. Ou seja, aptidões que tenha adquirido, talentos que manifestou desde pequeno, etc.. Esta esfera abrange todos os talentos e competências, desde soft skills hard skills. Como por exemplo, ser uma pessoa especialmente empática ou ter um talento particular para pintar ou falar em público.

Aquilo de que o mundo precisa

Poderá encarar este tópico do mais abrangente para o mais específico, da humanidade como um todo à comunidade em que se insere. Podem ser necessidades detetadas por si ou por terceiros como, por exemplo, carência de staff médico ou de água potável, falta de policiamento das ruas ou de aquecimento das casas. Este tópico faz com que pense nas outras pessoas e o que poderia fazer para melhorar as suas vidas.

Aquilo pelo qual pode ser pago

Esta esfera está também direcionada à humanidade e à sociedade que o rodeia. Em particular, àquilo que outros estarão dispostos a pagar-lhe para fazer ou que a comunidade necessita. Poderá gostar de escrever poemas ou até de fazer escalada, mas isso não quer dizer que lhe pagarão para tal. Aqui deverá incluir as atividades pela qual alguém estará disposto a pagar-lhe para que as realize.

Reserve algum tempo para anotar as palavras-chave, frases e insights que surgirem em cada círculo e, em seguida, procure áreas de sobreposição. Depois de ter algumas respostas para essas perguntas, você pode começar a olhar os vários lugares onde elas se cruzam.

 A ideia é ter todas as partes que se cruzam em equilíbrio: bem no centro de sua mandala está a resposta para seu ikigai pessoal, visto pelos japoneses como o propósito de vida ou o que torna a vida realmente valiosa.

O equilíbrio ideal para alcançar o ikigai seria aquilo pelo qual sentimos paixão, em que somos bons a fazer, que beneficie a sociedade de alguma forma e que alguém esteja disposto a pagar por isso.

Tags: