Muitas propriedades da web, como APIs ou sites, são executadas em conexões de Internet cujos endereços IP são alterados com frequência; isso cria um problema se os operadores dessas pois para operar com segurança é preciso o uso de DNS, o acesso via DNS além de ser mais fácil (não precisa decorar o IP, por exemplo) possibilita validar a propriedade através de HTTPS e outros mecanismos
Agora imagine se cada vez que seu provedor alterar seu IP você precisará (primeiro, descobrir que o IP foi alterado) alterar seu servidor DNS manualmente para que o nome siga funcionando corretamente.
Por que alguns endereços IP mudam?
Nos primórdios da Internet, os endereços IP raramente mudavam, o que tornava o gerenciamento de domínios muito mais simples. Mas o rápido crescimento da web e dos computadores domésticos com acesso à Internet criou uma escassez de endereços IP disponíveis.
O fato é, sem ter que reservar um determinado IP para determinado cliente, podemos utilizar melhor os IPs que temos disponíveis, uma vez que podemos ter menos IPs do que clientes pois os IPs são reutilizados.
As grandes empresas que executam os principais serviços da Web exigem que seus ISPs lhes forneçam endereços IP imutáveis ou “estáticos” para que possam operar usando práticas DNS padrão. Em contraste, os serviços mais pequenos tendem a ver os seus endereços IP alterados pelos seus ISPs com bastante frequência, pelo que necessitam de uma solução DNS dinâmica para manter os seus registos DNS atualizados. Esses serviços menores podem incluir sites de pequenas empresas, sites pessoais, DVRs e câmeras de segurança.
Como funciona o DNS dinâmico?
Existem várias empresas que oferecem serviços DNS dinâmicos com diversos recursos e tecnologias. Um método muito comum de ativar o DNS dinâmico é fornecer aos usuários um software executado em seus computadores ou roteadores. Este software se comunica com o provedor de serviços DNS dinâmico sempre que os endereços IP fornecidos pelo ISP são atualizados, e o provedor DNS dinâmico, por sua vez, atualiza o DNS com essas alterações, fornecendo atualizações quase instantâneas.
Como tornar isso fácil e automático
Nosso produto voltado para profissionais de TI, BITcontrol, ja vem com um DDNS configurado automaticamente, você não precisa fazer nada.
Além de implementar segurança para seu cliente, você facilita o gerenciamento da rede e acesso remoto através de VPN ou DDNS