DNS
Antes que os dispositivos dos usuários possam se conectar aos ativos da internet, o nome do ativo da internet voltado para o usuário — o nome de domínio — precisa ser convertido em um endereço de IP legível por máquina
Para que isso ocorra, o dispositivo do usuário precisa consultar um resolvedor de DNS, que mapeará o nome de domínio para o endereço de IP e enviará o endereço de IP correto ao dispositivo. Esse processo leva tempo — e a redução desse tempo é uma parte importante da otimização da performance.
Além das pesquisas de DNS para o nome de domínio principal, outras consultas de DNS podem ser necessárias para carregar outros recursos em cada página web. Por exemplo, se as imagens estiverem hospedadas em um domínio diferente do seu, carregar uma página web envolverá a consulta de todos esses domínios diferentes para carregar as imagens. Várias pesquisas de DNS podem adicionar até vários segundos de atraso em alguns casos.
Os provedores de DNS podem não ser otimizados para velocidade. Se a primeira parada de um usuário for um provedor de DNS lento a uma grande distância, seu site levará mais tempo para carregar.
Muitos provedores de DNS levam mais de 50 milissegundos para resolver cada consulta de DNS, enquanto os provedores de DNS mais rápidos resolverão consultas em menos de 20 milissegundos — O DNS da Cloudflare, por exemplo, resolve consultas em menos de 12 milissegundos, em média.
Por que a performance é importante
ENVOLVIMENTO DO USUÁRIO
Pesquisas mostram que os usuários abandonam rapidamente aplicativos e sites que carregam
lentamente ou simplesmente não carregam:
Nos dispositivos móveis, 53% das visitas a páginas web têm probabilidade de ser abandonadas se
as páginas levarem mais de três segundos para carregar.
TAXA DE CONVERSÃO
Não é nenhuma surpresa que os aumentos na taxa de conversão resultam em mais receita
As conversões caem 7% devido a apenas um segundo adicional de tempo de carregamento.
CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA ORGÂNICA
Otimização de Mecanismo de Pesquisa, ou SEO, é a prática de tornar o ativo da internet mais visível,melhorando sua classificação em resultados de pesquisa orgânica. Uma classificação mais alta leva a mais visitantes — na verdade, um estudo da Backlinko descobriu que o resultado de pesquisa do Google mais bem classificado vê uma taxa de cliques 10 vezes maior do que o resultado da décima classificação, em média
A performance de um site ajuda muito a determinar sua classificação na pesquisa. Em meados de 2021, o Google começou a incorporar o Core Web Vitals (ou Métricas Essenciais da Web) — um conjunto de métricas de performance da web de alta prioridade — em seus algoritmos de classificação.
Embora o Google não compartilhe o impacto preciso que as Core Web Vitals (ou qualquer outro fator) têm nas classificações de pesquisa, suas comunicações públicas indicam que as organizações devem tratar essas métricas de performance como prioridades importantes.