Você já pensou que seu telefone está ouvindo você? Talvez você tenha notado que seus anúncios no Facebook mudaram depois que você mencionou algo em uma conversa. Talvez tenha considerado comprar um cachorro e imediatamente foi bombardeado com páginas para amantes de animais, ou falou sobre seus planos de viagem e de repente começou a receber anúncios de voos baratos para o seu destino exato. Foram apenas coincidências ou seu telefone está realmente espionando você?
É verdade que meu telefone está me ouvindo?
Sim, seu telefone está ouvindo você. Ele escuta assistentes virtuais por meio do microfone embutido no seu dispositivo. Em 2011, a Apple lançou o Siri, o primeiro assistente virtual projetado para iPhones. Isso abriu caminho para Alexa, Cortana e muitos outros. Eles ouvem sua voz o tempo todo e, após você acionar um comando especial, reconhecem você para que você possa fazer ligações, enviar mensagens de texto, tirar dúvidas e controlar seu aparelho. No entanto, as coisas não são tão simples.
A Apple seleciona aleatoriamente uma pequena parte das conversas dos usuários com a Siri para analisá-las e ver como podem melhorar a qualidade do serviço. Em 2019, um relatório revelou que a Siri pode, por vezes, ser ativada por engano e gravar assuntos privados, como pessoas que fazem sexo, discutem negócios e até conversam com os seus médicos, tudo o que pode mais tarde ser repassado a prestadores de serviços responsáveis pela análise de gravações de voz. A Apple pediu desculpas aos seus usuários e prometeu melhorar suas políticas e configurações padrão. Mas o caso da Siri não é exceção, já que Alexa e Google Assistant da Amazon usam sistemas e configurações padrão semelhantes.
Por que meu telefone está me ouvindo?
Seu telefone está ouvindo você para poder ouvir seus comandos de voz e ajudá-lo por meio de aplicativos assistentes e anúncios personalizados. Por exemplo, quando você pede ao Google Assistant ou ao Siri para encontrar algo, essas informações são usadas para anúncios direcionados. Não é diferente de digitar algo na Pesquisa Google. Se você está procurando concessionárias de automóveis em sua cidade, anúncios relacionados começarão a persegui-lo pela internet. De certa forma, um assistente virtual é apenas mais um mecanismo de busca.
Como testar se seu telefone está espionando você
É fácil testar se o seu telefone está espionando você – basta selecionar um tópico não relacionado e falar sobre ele algumas vezes ao alcance da voz do seu telefone. Você pode seguir estas etapas para descobrir se seu telefone está ouvindo e registrando suas conversas:
Selecione um bom tópico. Deve ser algo diferente daquilo que normalmente lhe interessa, algo que não possa ser associado à sua personalidade.
Escolha o tópico fora do seu telefone. É extremamente importante que você selecione este tópico longe do seu telefone e de outros dispositivos. Não use seu telefone para buscar informações sobre este assunto. Pense apenas no assunto, mas não pesquise ou fale sobre ele. Caso você realmente precise conversar sobre o assunto, desligue completamente o telefone ou esconda-o em um espaço à prova de som antes de discutir sua ideia com alguém. Certifique-se de nunca ter pesquisado este tópico no Google.
Selecione palavras-chave. Pense em uma lista de palavras-chave que poderiam acionar os mecanismos de pesquisa. Tomemos o Alasca como exemplo. Algumas palavras-chave podem incluir “férias no Alasca”, “passeios no Alasca”, “voos para o Alasca”, “hotéis no Alasca” ou “o que fazer no Alasca”.
Discuta o assunto em voz alta ao lado do seu telefone. Você pode fazer isso sozinho ou com outra pessoa por vários minutos de cada vez. Faça isso alguns dias seguidos. Certifique-se de não usar mecanismos de pesquisa para encontrar informações sobre este tópico – suas palavras faladas devem ser a única maneira de seu telefone saber do seu interesse neste tópico.
Depois de concluir essas etapas, você provavelmente começará a receber anúncios sobre viagens ao Alasca e tudo relacionado a isso. Este teste deve provar que seu telefone escuta você.
É legal que meu telefone me ouça?
É legal se você concordou com os termos e condições do provedor de serviços do seu assistente virtual. Por exemplo, se você deu seu consentimento nas configurações do seu assistente virtual, é legal rastrear suas conversas com o Google Assistant, Siri ou Alexa para fins de marketing.
Só se torna ilegal se um aplicativo estiver espionando você sem o seu consentimento. É por isso que é importante revisar as permissões que você concede a determinados serviços e aprender como seu telefone está rastreando você. Se o editor de fotos que você acabou de baixar solicitar acesso ao seu microfone, considere-o suspeito, pois ele pode gravar sua voz em segundo plano e usar essas informações para fins maliciosos.